Pesquisar este blog

NUSAT


       O Núcleo da Saúde do Trabalhador- NUSAT, do município do Rio de Janeiro integra a SUBVISA desde 2009, e conta hoje com 02 Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador - CEREST autorizados e habilitados pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador – CGSAT, e 03 Programas de Saúde do Trabalhador - PST visando atender as demandas do Município  do Rio de Janeiro.


        O NUSAT é responsável pela coordenação, implantação e implementação das políticas de proteção à saúde do trabalhador no âmbito municipal, visando à redução , eliminação dos riscos de acidente, do adoecimento e morte, resultante das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho.

        O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, é um serviço do Sistema Único de Saúde – SUS, que visa atender as questões relativas à saúde dos trabalhadores, e foi criado no intuito de fortalecer as ações relacionadas à saúde dos trabalhadores no país.
Os Cerest's promovem ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest's: os Estaduais e os Municipais.

     O NUSAT é composto por uma equipe multidisciplinar que desenvolve ações e projetos de forma integrada através de áreas de trabalho específico. As ações desenvolvidas visam criar condições para que ocorra o desenvolvimento da Política de Saúde do Trabalhador no município do Rio de Janeiro, planejando e desenvolvendo ações de vigilância, comunicação e educação continuada, vigilância de ambientes de trabalho, estudos especiais, produção, sistematização e divulgação de informações, assistência especializada e promoção de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário